"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende."
João Guimarães Rosa

"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino".

Paulo Freire

terça-feira, 27 de março de 2012

ATIVIDADES SOBRE A PÁSCOA


"Páscoa é ressurreição...E ressurreição é: Passagem... Mudança...Renascer...Passar é sair do lugar, da rotina...Mudar é transformar...Trocar uma vida gasta e empoeirada por um modo novo de ser e de viver..." (Andrea Matos)


Já que estamos quase na páscoa, trago para vocês sugestões de atividades que podem ser vivenciadas em níveis e séries diferentes, pois vai desde a pintura de desenhos da páscoa ate produções textuais com esse mesmo tempo. Também trago algumas sugestões de lembrancinhas da páscoa. Espero que seja útil.




















































sábado, 24 de março de 2012

Nossos Projetos

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)

Nosso Município esta também vivenciando o  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) que é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no ,5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.
e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. 


O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia MilitarEscola e Família.


                               Aqui estão algumas fotos do curso sendo ministrado e os alunos 

                                         já literalmente vestindo a camisa do PROERD







                                       








PDE Interativo

Entre tantos projetos já realizados e que agora fazem parte da nossa realidade educacional, o mais recente é o PDE Interativo, onde fazemos um diagnóstico detalhado sobre todas as escolas que fazem parte da rede municipal de ensino e a partir daí traçamos  um plano de formação continuada visando a  melhoria das mesmas, dando total prioridade ao ensino e aprendizagem dos nossos alunos a partir de uma melhor qualificação profissional de nossos professores. Todo esse trabalho é monitorado online pelo SIMEC.  

Nosso primeiro passo é formar um grupo de trabalho  com representantes da escola, de pais e comunidade que possam nos auxiliar no diagnóstico das escolas. Esse é um dos grupos formados que faz parte da Escola Dr. José Jorge de Vasconcelos Lima, situada no sítio Riacho dos Bois, Município de Ingazeira-PE.