"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende."
João Guimarães Rosa

"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino".

Paulo Freire

sábado, 24 de março de 2012

Nossos Projetos

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)

Nosso Município esta também vivenciando o  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) que é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no ,5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.
e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. 


O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia MilitarEscola e Família.


                               Aqui estão algumas fotos do curso sendo ministrado e os alunos 

                                         já literalmente vestindo a camisa do PROERD







                                       








PDE Interativo

Entre tantos projetos já realizados e que agora fazem parte da nossa realidade educacional, o mais recente é o PDE Interativo, onde fazemos um diagnóstico detalhado sobre todas as escolas que fazem parte da rede municipal de ensino e a partir daí traçamos  um plano de formação continuada visando a  melhoria das mesmas, dando total prioridade ao ensino e aprendizagem dos nossos alunos a partir de uma melhor qualificação profissional de nossos professores. Todo esse trabalho é monitorado online pelo SIMEC.  

Nosso primeiro passo é formar um grupo de trabalho  com representantes da escola, de pais e comunidade que possam nos auxiliar no diagnóstico das escolas. Esse é um dos grupos formados que faz parte da Escola Dr. José Jorge de Vasconcelos Lima, situada no sítio Riacho dos Bois, Município de Ingazeira-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário